A localização da região de
Ofir é incerta, mas sua existência foi comprovada por vários escritos antigos
sobre o comércio de metais. Especula-se que Ofir tenha sido na África ou na Índia.
Ofir poderia ser tanto uma região de mineração como um local onde muitos
artesãos de ouro trabalhavam.
O ouro da cidade de Ofir
era finíssimo, puro e raro, era o mais precioso metal da época e foi ao ouro de
Ofir que Deus fez uma promessa de que faria ao ser humano mais valioso. Veja: “Farei que o homem seja mais precioso do que o
ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir" (Isaías 13.12).
Agora que você já sabe o
que está cantando tome posse desta promessa. Mande embora da sua vida toda a
baixa autoestima, todo o pessimismo e todo o complexo de inferioridade. VOCÊ
UMA RARIDADE!
OUTRAS CITAÇÕES BÍBLICAS SOBRE OURO DE
OFIR:
"E vieram a OFIR, e tomaram de lá quatrocentos e vinte talentos de OURO, e os trouxeram ao rei Salomão" (I
Reis 9.28). Mais de catorze mil
quilos de ouro!
"As filhas dos reis estavam entre
as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo OURO DE OFIR" (Salmos
45.9).
Igreja Metodista em Medina/MG
(33) 84375715 - (33) 91215429
Muito interessante, o homem muitas.vezes perece por nao saber o que e simplismente defendem doutrinas ou pensamentos dos outros que nao tem compromisso com Deus. Que Deus continuem lhe abencoando.
ResponderExcluirMuito explicativo!
ResponderExcluirGostei muito da sua explicação,
ResponderExcluirQue boa explicação, as vezes cantamos e nem sabemos o significado... E gostei mais ainda por causa das referências... Sempre bom
ResponderExcluirDesculpe Ilustre pastor. Creio que esta havendo um equivoco em relação à interpretação do versículo de Isaías. Aliás está havendo o mesmo engano que o próprio Anderson Freire cometeu quando baseou-se em tal versículo para escrever a música. Quando Deus está dizendo que fara o homem ser mais raro que o ouro de ofir, está se referindo a destruir o homem, mais especificamente o império babilônico. Nesse caso o homem seria mais raro que o ouro puro de ofir, ou seja, seria difícil encontrar alguém na Babilônia. Em momento algum o texto se refere ao homem como um ser precioso ou raro. Caso haja dúvidas, é só ler os versículos anteriores e posteriores do texto de Isaías.
ResponderExcluirperfeito irmão.
Excluirjá ia eu fazer esse comentário achando que eu era a única pessoa que lia a Bília em seu contexto, quando achei o comentário do irmão.se o Anderson Freire lesse a Bíblia não só não teria feito essa referencia errada ao texto de Isaías (que ele deve ter lido num caixinha de promessas), como tbm não faria essa música humanista,egocêntrica em louvor do homem, mas teria composto uma canção em louvor a Cristo
Verdade irmãos houve um grande descuido na musica e interpretação.
ExcluirHickson
Vc é arrogante, vc n é melhor ou superior a nada, diminua, pq Deus n se agrada da exaltação. Exaltado só o Senhor. E seja menos na explicação biológica, pq como tal, o nick q ele usou não se refere apenas a um link, veja-se q no nosso português as palavras têm vários significados, inclusive transformação e metamorfose. Seja mais humilde e aceite o entendimento dos outros tbm.
ExcluirRaro não é algo que é precioso é algo que é escasso, difícil de encontrar, pouco visto. Cocô de camelo é raridade pra nós, isso não significa que é valioso. Deus usou o ouro de Ofir(que é raro e valioso), como referência para que o seu povo entendesse o que aconteceria com Babilônia quando se cumprisse a profecia(ou seja, é como se ele dissesse: seria mais fácil encontrar ouro de ofir(a ênfase está na dificuldade(raridade) de se encontrar esse ouro, e não na preciosidade dele) do que um homem em babilônia quando viesse a sentença. O texto de Isaías fala da destruição de Babilônia, aí o compositor da música distorce o texto bíblico pra criar uma música que exalte o homem. O texto fala de destruição sim. No AT Deus destruiu nações inteiras por causa do pecado, ex: Sodoma e Gomorra, filisteus, babilônios entre outras. A música cristã, só traz edificação quando ela reflete fielmente a palavra de Deus, senão ela não faz outra coisa a não ser entreter, exaltar e massagear o ego do homem.
ExcluirO Texto nao diz isso , ele diz que Deus vai castigar o homem e que nao se achar algum homem sera tao raro como ouro puro de ofir. O mundo gospel trocou o centro da adoração de Deus pelo homem
ResponderExcluirMilhares de pessoas estão sendo edificadas com a letra do hino Raridade. Isso vale muito mais que quaisquer palavras ou erro de expressão que possa haver na música. O mais importante é que sua mensagem central se baseia na verdade da Palavra de Deus, que ama a cada vida preciosamente.
ResponderExcluirQuanto à expressão "ouro de Ofir" usada na música dizendo que é raro como uma pessoa preciosa, o autor Anderson Freire não contraria a Palavra de Deus ao usar este termo com um sentido diferente. Se na Bíblia diz que o homem seria raro devido aos seus próprios erros, o que a música diz também é que a pessoa é uma raridade, mas que hoje no tempo da graça, o amor Divino prevalece com a graça abundante que perdoa todos os pecados.
Vamos deixar de legalismo!
Perfeito Pr.
ExcluirParabéns Pastor, muito coerente!! De qualquer maneira está correto pois o ouro sendo de Ofir ou não continua sendo raro, pois para Deus somos especiais e valorosos.
ExcluirMto boa a sua coerencia e humildade pastor.
ExcluirIndependente de qual seja e interpretação certa do texto de Isaías, a mensagem da música não muda, para Deus somos mais raros que o ouro de Ofir.
ResponderExcluirVerdade!!!!
ExcluirResposta ao METAMORFOSE,que comentou em 11/09/2015.
ResponderExcluirNos versículos 9,10 e 11, do livro de Isaias, capítulo 13, o Senhor não fala que vai destruir o homem em geral, fala que vai destruir os ímpios, atrevidos, crueis e demais pecadores, de modo que sobrarão poucos homens (os justos) a tal ponto que serão raros, sendo mais fácil encontrar o ouro puro de Ofir do que um homem (daqueles que não serão destruídos), assim, fica validada essa parte da letra da música do Anderson Freire...nós somos preciosos sim, desde que não sejamos como os pecadores citados nos versículos indicados acima...
Um grande perigo nos nossos dias são os hinos exaltando o homem...Valorizando pessoas....Isso é Antibíblico!! Deus sim deve ser exaltado e adorado!! Todas as músicas devem ser adoração ao nosso Deus...
ResponderExcluirForte
ResponderExcluirO texto de Isaías não tem nada haver com o que o nobre pastos explicou. Na verdade é uma mensagem de juízo. É só ler com atenção.
ResponderExcluirJuízo sobre o que? O pecado, a maldade e toda a perversão daquele povo.
ExcluirE fato depois da musica o nome OFIR ficou mais conhecido, antigamente soava estranho para as pessoas: OFIR nunca vi, ouvi este nome ,agora esta comum encontro muitas OFIR ate homens, grata
ResponderExcluirOfir Quireza
Pr me desculpe, o sr esta redondamente equivocado em duas ocasiões, primeiro na pegando o versículo isolado, pra retratar sobre o raridade do ouro e ofir, nunca foi na região da índia e sim no sudoeste da Arábia, texto sem contexto vira pretexto. Deus abençoe a todos... O senhor Deus seja sempre exaltado.
ResponderExcluirAS PESSOAS PROCURAM CADA DETALHE PARA CRITICAR,MAS SERÁ QUE A PESSOA CRÍTICA OLHA PARA SI E VÊ SE TEM ALGUM ARGUEIRO NO SEU OLHO PARA TIRAR.O PONTO CRITICO É UM PERIGO POR ISSO TUDO O QUE EU VOU FAZER E FALAR ENTREGO PRIMEIRO A DEUS MESMO ESCREVENDO OU FALANDO ERRADO DEUS SABE O PENSAMENTO DE CADA UM DE NÓS.POR TANTO NÃO ADIANTA OLHAR PARA ESQUERDA NEM PARA A DIREITA OLHAMOS SOMENTE PARA O ALVO QUE É JESUS,É ATRAVÉS DELE QUE VAMOS PARA O CÉU,AMÉM.AQUI QUEM VOS FALA É IRMÃO FERREIRA , DE RIO LARGO ALAGOAS
ResponderExcluirOuro de Ofir ?????? Alguém já viu ? Alguém já apalpou ? Alguém já desfrutou ? Pelo que li nas colocações acima, não mesmo né ! Pois bem meus amados irmãos em Cristo, ser comparado a Ouro de Ofir, significa que somos DIFERENTES, PRIVILEGIADOS, e não apenas cidadãos comuns no meio de tanta sujeira, se o autor da letra musical se equivocou ou não, isso não nos cabe julgar e sim apenas apreciar a musica, porque dentre muitas já ouvidas, ainda não vi tantas pessoas emocionadas ao escutar uma melodia tão singela. Ouro de Ofir, que prazer ser comparado a ele, Raro, dificil de achar, puro.
ResponderExcluirRaro= precioso
Dificil de achar= podem procurar mas.....
Puro= coração limpo.
Meus amados irmãos em Cristo, ao invés de procurar discussão, procurem por alguém que seja assim, um verdadeiro OURO DE OFIR.
Deus os abençoe !
Pr. Alcir Portugal